Páginas

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Bíblia Tradição e Magistério

          
          Três verdades que se completam como um tripé. Cada uma por si mesma tem uma característica especifica,mas as três dependem uma da outra. Os protestantes afirmam que só a bíblia basta. A bíblia é só o escrito. Será que realmente vamos pensar que no tempo dos homens das cavernas,que não sabiam ler nem mesmo escrever,já existiam computadores? Isso é muita ignorância. Os escritos foram chegando aos poucos : os pergaminhos,os papiros,os códices etc. Mas,antes disso,os relatos eram passados oralmente  de pai para filho,e a essa transmissão oral nós chamamos tradição.
          Alguns exemplos para ajudar nessa compreensão  do que é a tradição : Um Frei chamado Pascoal foi convidado pelo Rabino de Jerusalém para ir ao aeroporto de Tel Aviv recepcionar um ministro da Itália que estava indo com sua esposa a Jerusalém. Chegando ao aeroporto, o ministro estendeu a mão para o rabino,o saudou e o beijou. Em seguida, a esposa do ministro fez o mesmo,o rabino recusou a tocar a mulher,pois ficaria impuro. Voltemos a 2000 anos atrás : lembremos do acontecimento lá em cafarnaum, quando Jesus dá a mão á sogra de Pedro e todos ficam escandalizados,porque ele não poderia tocar uma mulher que não fosse sua.
          A tradição para os Judeus é muito diferente do que para nós. Quando eu era criança, os meus pais falavam que meus avós não permitiam que eles namorassem pegando na mão um do outro,e um beijo de jeito nenhum ! Claro que hoje já não é mais assim. Mas os Judeus ainda vivem a tradição ao pé da letra ! não ?



          E quanto ao magistério da igreja ? o que ele tem haver com tudo isso ?  o magistério se encarrega de garantir a interpretação correta das escrituras e essa verdade chega garantida e vivida (de Jesus,os apóstolos,toda vivência e existência da igreja até nós ) da maneira certa.  O magistério não é responsável por dizer o que é e o que não é verdade na bíblia,como se ali existissem inverdades. Tudo que está na bíblia é a palavra de Deus e verdade de Deus.Porém,não podemos interpretá-la de qualquer jeito,e nem ao pé da letra,porque podemos passar pelo ridículo. Um exemplo disso é, por exemplo: quando hoje falamos “aquele rapaz é um gato” ou “aquela moça é uma melancia”, o que você entende por isso ? hoje, entende-se que essas pessoas são bonitas,bem feitas de corpo. Mas daqui a 200 anos ? quando alguém pegar um cartão ou foto que tenha uma moça chamando um rapaz de gato,a pessoa vai se escandalizar. Imaginemos que estejamos passeando numa pracinha e entre nós está um mineiro que diz “ lá vem um trem”. Todo mundo vai correr,embora esse trem possa ser um pipoqueiro,ou uma mulher feia,um sorveteiro, que não vai passar por cima de ninguém.
          Se a linguagem coloquial precisa ser corretamente interpretada para ser bem compreendida, depois de cem anos,por exemplo, que dizer então das sagradas escrituras ? Lembrando que alguns livros da bíblia foram escritos a mais de três mil anos!
          Nós vemos hoje meus amados irmãos,são mais de 40.000 igrejas e seitas protestantes.cada uma diz uma coisa diferente da outra, usando a mesma bíblia ou bíblias diferentes, mas mesmo assim todos de bíblias na mão. Você imagina agora se nossa igreja não tivesse o magistério ? cada paróquia ou mesmo diocese iam se tornar uma igrejazinha a parte,cada uma dizendo uma coisa diferente e confundindo a verdade revelada na palavra de Deus ! Em I coríntios 11,2 diz : ( Eu vos felicito,porque em tudo vos lembrais de mim,e guardais as minhas instruções,tais como eu vo-las transmiti.)



          Em resumo a tradição inicia-se em Gêneses. Os relatos da criação, bem como as histórias, de Noé,Abraão,Etc.,foram inicialmente transmitidas pela tradição,isto é,oralmente,de pai para filho.Também Moisés recebeu a palavra da aliança oralmente; só depois dele os primeiros livros guardados na arca são confiados aos sacerdotes Aarão e seus filhos. O próprio Jesus não escreveu e nem mandou escrever nada tudo foi transmitido oralmente até que foram escrito os evangelhos. Em Mt 28,18-20 (Mas Jesus aproximando-se lhes disse : Toda autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide,pois e ensinai a todas as nações;batizando-as em nome do PAI do FILHO e do ESPIRITO SANTO. Ensinai-as a observar tudo o que vos prescrevi.Eis que estou convosco todos os dias,até o fim do mundo.) Ele disse : “Ide por todo mundo e ensinai a todos os povos o que eu mandei”. Nessa dimensão fica claro,a confirmação da tradição e do magistério conferido à igreja

Nenhum comentário:

Postar um comentário