Páginas

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Confessar-se a um homem como eu ? Por quê?

          
           É impressionante a reação adversa dos protestantes, das diversas igrejas, seitas, e esquinas com a confissão, diante de tal espanto eu fico sem entender o porque. Vivem nas suas igrejas dizendo Aleluia e glória a Deus,e ás vezes,contam os “testemunhos”,contam muitas vezes publicamente,para crianças jovens e adultos escutarem os pecados que cometeram no passando antes de “aceitar Jesus”. Pois bem isto não é confissão ?
          Caríssimos,na igreja primitiva as confissões eram feitas publicamente,mas viram que não era bom; você adulterou ou matou alguém,cometeu um crime e vai publicar seus pecados a todos,será que todos são maduros para isto ? ou será se tudo não irá parar na internet e nos jornais ? São Paulo fala que quem dominar a língua, dominará o corpo todo. Pergunto-lhe,será que todos tem maturidade para acreditar na sua conversão,no seu arrependimento? Nem sempre.
          Em Tiago 5,16 ( Confessai os vossos pecados uns aos outros,e orai uns pelos outros para serdes curados. A oração do justo tem grande eficácia.) Diz que pode obter-se a cura confessando os seus pecados. E o próprio Jesus dá ordens claras aos seus sucessores pra perdoar os pecados assim como ele fez. Mas quem,além de Deus,pode perdoar os pecados ? Em Mt 9,1-2, é narrado a cura de um paralítico,Jesus desafia e prova que pode perdoar os pecados,mesmo enquanto homem, não só enquanto Deus. Podendo ele fazer isso com sua própria autoridade, podia também passar este poder a outros homens e assim ele mesmo fez ( Jo 20, 21-23). Depois de ter ressuscitado mostrando-se aos seus apóstolos ele diz “ A paz esteja com convosco,como o pai me enviou assim também eu vos envio... recebei o espírito santo. A quem perdoardes os pecados,os pecados lhes serão perdoados,àqueles a quem os retiverem,lhes serão retidos.

          Absolutamente ninguém pode perdoar os pecados senão Deus e aqueles a quem ele conferiu e transmitiu esse poder. Nós sabemos que toda Graça vem de Deus.Somos apenas canais; você acha que o padre tem poder de transformar pão e vinho em corpo e sangue do senhor se o espírito santo não interviesse? Maria teria poder de dar a luz virgem ao filho de Deus se não fosse o espírito santo ? assim é na confissão. O padre enquanto homem e imitador de cristo como exorta são Paulo (se é imitador deve fazer o que ele fazia não ? e o próprio cristo não enviou seus discípulos e disse que fizesse o mesmo que ele ?) é revestido da graça do espírito santo e pode perdoar os pecados,porque Jesus permitiu à igreja ,personificada nos apóstolos este poder. O fato de o padre perdoar os pecados não o faz melhor que os outros e nem o torna santo, todos somos pecadores,mas nenhum pecado tira a graça de um homem que assume o sacerdócio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário