Páginas

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Por que acendemos velas ? O que isso significa ?

          O fogo e a luz são símbolos da vida,significam vida. Quando vemos fumaça da chaminé ou a janela iluminada,já concluímos que naquela casa existe vida.
          Jesus disse “Quando acendemos uma vela,colocamos,não debaixo de uma vasilha,e sim num candeeiro,onde ela brilha para todos que estão na casa.” (Mt 5.14-16). Jesus falava exatamente do testemunho e da luz da fé,comparando-as com uma luz,com uma vela acesa no candeeiro. Aquele que vive (testemunha ) sua fé,brilha como luz. Aquele que evita o mal e procura praticar o bem por amor de Deus,esse ilumina os outros. Quem não se esforça por evitar o mal,vive na escuridão e espalha escuridão. A vela para nós católicos como já dito,é um símbolo,ela como um sinal na nossa vida cristã nos transmite a idéia de que queremos viver na luz,como filhos da luz,e longe das trevas.Simboliza também a fé,pois assim como o vento apaga a chama da vela,o pecado e a desobediência a Deus,por meio das obras de satanás, apagam a graça de Deus em nossa vida, além disso tem vários outros sentidos e significados,nos mostra por exemplo que devemos ser luz para os outros cristãos pois a vela apagada ou escondida de nada serve para os outros,e é assim que devemos ser para aqueles que estão ao nosso redor,como velas acesas, como dizia Jesus nos versículos que conferimos acima. Ela também nos lembra que devemos ser cristãos sempre alertas e vigilantes.
Velas nos túmulos
          Quando acendemos uma vela sobre a sepultura de alguém,isso significa que a pessoa ali sepultada tinha fé,vivia sua fé,irradiava luz para os outros como um bom cristão com seu testemunho e suas boas obras. Significa também a esperança de vida eterna,e a amizade e prontidão daqueles que ficam.E como a fé é vida em Deus,a vela acesa sobre o túmulo de alguém significa também a presença de Deus.
          Já se viu que é um absurdo acender velas sobre o túmulo de um ateu ou de uma pessoa sem fé. Se a pessoa tinha fé e não praticava o bem ,a vela acesa sobre o túmulo não passa de uma mentira,pois está significando uma coisa que não existiu.
Velas nas igrejas
          Jesus disse “Onde houver dois ou mais reunidos em meu nome eu estou no meio deles” Mt 18.20 Por isso toda vez que nos reunimos numa igreja,na capela ou em casa para levantar o pensamento a Deus,começamos por acender as velas,para significar a fé daqueles que ali estão,e significar a presença de Deus em nossa vida e sobretudo a presença de Deus naquela oração.
           Na noite de sábado santo,quando o padre acende aquela vela grande,ela significa a ressurreição de Jesus,isto é a nova vida de cristo e sua presença no meio do povo e da igreja. Quando se batiza uma criança,para significar que o batismo comunica vida de fé e a presença de Deus na vida e alma da criança,acende-se uma vela. Enfim nas diversas celebrações religiosas, as velas acesas significam a expressão da vida de fé daqueles que rezam e a presença de Deus entre nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário