quinta-feira, 23 de setembro de 2021

QUEM SOMOS NÓS

 Igreja Católica Apostólica Brasileira – ICAB

A igreja que ama você

 Seguimos os passos da pregação e vida de Jesus: romper com o mal e dedicar interesse especial pelos pobres e oprimidos. A Igreja Católica Brasileira, crê em tudo aquilo que foi divinamente revelado por Jesus, e que se encontra na Bíblia, na Tradição e Magistério dos Apóstolos. Também professamos o Símbolo dos Apóstolos, isto é o Credo, resumo da nossa fé. No entanto a ICAB, possui algumas particularidades, não no campo doutrinal, mas na disciplina e jurisdição:

- Somos uma igreja nacional e independente. 

- Na ICAB, não temos um Papa, nem cremos que um bispo é superior aos outros. 

- Nosso governo é colegiado, formado por um conselho de bispo, tal como no princípio da Igreja.

- Do mesmo modo, não aceitamos a supremacia absoluta do bispo de Roma, pois o papado tal como hoje está estabelecido, não existia no início da Igreja, nem tampouco é uma estrutura administrativa essencial, dado que essa missão foi confiada a cada bispo. Honramos o primado de Pedro entre os apóstolos e não a supremacia jurídica e espiritual de um bispo sobre todos os outros.

- Em nossos templos não temos ostentação de riqueza, muitas de nossas paróquias são construções simples, com gente humilde e fé firme, que encontram na ICAB um porto seguro para dividir o fardo e alimentar a esperança no Salvador.

- Nossos sacerdotes são livres para casarem e constituírem família  (1 Timóteo 3), bem como possuem, em sua maioria, um trabalho civil, tendo o sacerdócio como verdadeira e santa missão.

- Batizamos as crianças independentemente da situação conjugal dos pais e padrinhos (Atos 2, 38 – 44); Realizamos casamentos de 2ª união (divorciados) (Mt 19, 8-9);

- Igualmente não colocamos obstáculos para participar nos outros sacramentos como Eucaristia (comungar) ou confirmação, seja por situação conjugal ou orientação sexual. 

- Celebramos missas, batizados e casamentos também fora dos templos, nas casas, empresas, ou onde o Povo de Deus estiver, como era no início da cristandade; (Atos 2, 46) 

- A confissão auricular (no ouvido do Padre) é facultativa, podendo ser celebrada de outras maneiras: na forma comunitária, na missa, ou à Deus, que perdoa sem limites mediante arrependimento sincero e reparação por meio de penitência. O Padre dá absolvição em todos esses casos e até mesmo na missa mediante o confíteor. (João 20, 22-23).

Nenhum comentário:

Postar um comentário